COMO FUNCIONA O RESGATE 24 HORAS DO GRUPO VIDA
Muitos Familiares têm nos perguntado como se dá o trabalho da nossa equipe de resgate do Hospital Terapêutico do Grupo ViDA. É uma dúvida pertinente, já que trata-se da oferta de um serviço diferenciado, em que nossos pacientes e seus familiares podem contar com nosso auxilio para lhes estender a mão e ajudar a resolver os problemas mais graves de dependência química e alcoolismo.
Para lhe explicar como acontece esse processo, trazemos para você o passo a passo de como solicitar o auxílio da Equipe de Resgate do Hospital Terapêutico. Confira!
1 FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO
O familiar deve responder o Formulário Familiar e enviar para o Grupo ViDA. Após o envio o familiar recebe uma ligação do nosso Coordenador de Regaste para confirmar algumas informações ou até mesmo para sanar dúvidas.
2 VALOR
Nosso Coordenador de Resgate calculará o valor do resgate, com base no formulário enviado pelo familiar, o tempo, trajeto, equipe e outros itens relacionados diretamente com o resgate e alinhar estes com o familiar responsável.
3 DESLOCAMENTO
A Equipe de Resgate Grupo ViDA é composta de pelo menos Três profissionais. Ao chegarem a uma distância de 1 km da residência do familiar ou local combinado, nossos profissionais ligarão para o familiar para definir o início da abordagem.
4 PACIENTE
A Equipe de Resgate do Grupo ViDA, formada por especialistas altamente capacitados, aborda o paciente de uma maneira assertiva e clara prevenindo qualquer tipo de desconforto moral e psicológico. Sendo assim o mesmo aceita dar início à Internação Involuntária do Grupo ViDA.
5 RESGATE E INÍCIO AO TRATAMENTO
A Equipe de Resgate do Grupo ViDA confirma os dados fornecidos, documentos e enxoval do paciente junto ao familiar titular e logo em seguida inicia-se o retorno para o Hospital Terapêutico Grupo ViDA, com um resgate muito bem-sucedido, iniciamos o tratamento tão logo o paciente chega ao Hospital.
O Grupo ViDA possui uma forma segura e correta de resgatar o dependente (seja de drogas ou álcool) para darmos início a um Excelente Tratamento. Veja abaixo as respostas a algumas perguntas relevantes, que gostaríamos de esclarecer a todos que tenham dúvidas sobre nossos procedimentos e tratamento.
Se eu o internar contra a vontade, vai funcionar?
Não só vai funcionar como deve ser internado contra a vontade. Só para esclarecer este ponto importante, devemos deixar bem claro que não existe tratamento contra a vontade e sim a Internação contra a vontade. Após a internação a equipe do Hospital Terapêutico irá desenvolver um tratamento único e exclusivo para este paciente com o objetivo de conscientizá-lo da necessidade de aderir ao tratamento.
Não podemos deixar jamais uma decisão tão importante nas mãos do paciente. Devemos sim decidir por ele.
O resgate é funcional?
Sim, desde que seja feito por uma equipe de profissionais treinados e com experiência de, no mínimo, 300 resgates involuntários e cinco anos de experiência, como é o caso da equipe que atende os pacientes do Hospital Terapêutico do Grupo ViDA. No mais, qualquer ação de resgate é arriscada. Por mais que os órgãos monitorem este tipo de prática, existem diversas empresas que fazem a remoção de maneira totalmente comprometedora, colocando em risco a vida do paciente. Algumas equipes cometem o absurdo de usar até mesmo os pacientes em tratamento para efetuar a remoção.
Não se preocupe com nada disso! O Grupo ViDA disponibiliza resgate especializado.
Quem pode solicitar a Equipe de Resgate?
Somente os parentes de primeiro grau, como filhos, irmãos, pai e mãe. Em alguns casos, a solicitação pode ser feita por outros familiares, porém o familiar de primeiro grau deve ser informado, responder e assinar a internação involuntária. Em um prazo de 72 horas o Ministério Público deve ser informado, para que não se caracterize cárcere privado.
O Grupo ViDA usa estes critérios para atender a uma exigência do Ministério Público. Este procedimento é seguro tanto para o familiar quanto para o paciente.
Internar não é uma última opção, não é uma punição, é a única solução real para uma dificuldade real.